sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Sofrimento


Há dias que só precisamos de um abraço. Outros que precisamos de um beijo. Dias que precisamos de carinho, outro que precisamos estar sozinhos. Dias que estamos felizes, outros que estamos tristes. O bom é que estamos em mudança todo o tempo. Hoje é completamente diferente de amanhã, e amanhã diferente de ontem.
Faz parte de viver, porque como não há o bem sem o mal, não há felicidade sem a tristeza. O fato é que se fossemos felizes o tempo todo, jamais perceberíamos. Pois aquilo que não nos faz mal, que não nos afeta de algum modo ruim, passe despercebido. Jamais evoluiríamos sem o sofrimento. Como estar triste nos faz mal, acabamos sempre dando mais importância. Logo depois temos uma imensa felicidade, até que nos acostumamos com ela. E então arranjamos um motivo para sofrer. Um motivo para lutar por qualquer coisa. Um motivo para viver.
O fato é que o ser humano é movido a sofrimento. Sei que é ironico, mas ele gosta de sofrer. É o que faz evoluir. Então, estar triste hoje é normal. De um certo modo, a tristeza nos faz bem. Sem ela não há felicidade.
Sei que talvez o meu texto esteja um tanto complicado de ser compreendido, mas o ponto em que quero chegar é que o sofrimento faz parte da vida e do processo de amadurecimento. Por isso, não fique triste por estar triste, fique feliz por saber que vai crescer. Porque antes de toda alegria há um grande tristeza.

Um comentário: